Estalos ou clicks na articulação temporomandibular – ATM

Neste post vou explicar um pouquinho mais sobre o que são aqueles barulhos que ocorrem, ao comer ou bocejar.

Você já deve ter percebido que em alguns momentos que virou o pescoço para o lado ou levantou o braço rapidamente ouviu um estalido ou um click que parece vir da articulação responsável pelo movimento realizado, já percebeu?

Pois é, esses são os clicks articulares e eles são normais na maioria das vezes. Quando ocorrem estalos nas articulações, mas eles não são acompanhados de dor, dizemos que é normal.

Agora se uma dorzinha acompanha o processo de movimento/click ou a dor se instala após o click, aí já podemos começar a ficar preocupados.

Mesmo que você só tenha o estalo, por exemplo na articulação temporomandibular a famosa ATM (que já vou te explicar melhor o que é), é interessante passar em consulta para identificar o que está causando o barulho.

O que é a articulação temporomandibular – ATM

Antes de explicar as causas do barulho, vamos tentar entender o que é a articulação temporomandibular – ATM. Para você abrir e fechar a boca são necessárias uma série de estruturas que funcionem em harmonia e equilíbrio, como músculos, ligamentos, ossos, nervos.

As articulações são conexões entre dois ou mais ossos. A ATM é uma articulação móvel que permite abrir e fechar a boca e ela é composta pelos seguintes ossos: côndilo mandibular (ou cabeça da mandíbula, a mandíbula é o osso que contém os dentes de baixo) e o crânio.

A ATM tem uma cápsula que a envolve e dentro dela apresenta um líquido lubrificante chamado líquido sinovial. Mas não é somente o líquido sinovial que permite um bom funcionamento da articulação.

Para não existir contato osso com osso, o que seria dolorido. Existe uma pequena estrutura chamada disco articular, que é muito semelhante ao menisco do joelho, que amortece o impacto e atrito destes ossos.

O disco articular não é inervado, ele não dói, mas as estruturas que unem ele à cápsula da ATM, essas sim são inervadas.

Logo você irá entender o porquê a articulação dói quando o disco está em uma posição errada.

Voltemos aos barulhos, por que eles ocorrem então?

O disco articular movimenta junto com da mandíbula. O disco acompanha essa movimentação justamente para manter os dois ossos isolados durante todo o caminho que a articulação faz quando abre ou fecha a boca.

Quando o disco está muito à frente da cabeça da mandíbula mesmo na posição de boca fechada, ou seja, ele está com um deslocamento anterior, ele pode voltar para a posição normal quando a boca abre, porém esse “voltar para a posição normal” é um movimento abrupto para ele, o que causa um click, ou um estalo.

Nestas alterações de posição do disco, ele é estirado, ou seja, a sua porção posterior (de trás) é esticada durante essas movimentações o que pode também causar dor a longo prazo, lembra que comentei que as estruturas ligadas ao disco são inervadas? Pois é.

Os clicks articulares podem ocorrer abrindo, fechando e abrindo e fechando e boca, de um ou dos dois lados. Se identificou com algum destes casos?

Causas dos clicks articulares

O que causam estes clicks articulares em ATM, podem ser desde a anatomia que você apresenta, ou então pode ser decorrente de pequenos traumas internos na articulação que estão diretamente relacionados com hábitos parafuncionais, como o bruxismo (leia mais em BRUXISMO – sintomas e como tratar) e com uma mordida errada.

Hábitos parafuncionais, como próprio nome já nos informa, não são hábitos funcionais, normais, sendo considerados por exemplo: roer unhas, mascar chicletes e morder tampa de caneta ou objetos.

O click articular pode ser decorrente também secundariamente a alguma doença prévia ou trauma na articulação, mas o mais comum que observamos são as causas citadas acima.

Tratamento do click articular

Têm pacientes que se incomodam com o barulho e solicitam algum tratamento específico. O que observamos nestes casos é que muitas vezes, quando não existe dor associada, o simples fato de remover algum fator desses acima citados já reduz o barulho em médio a longo prazo.

Agora se você apresenta dor de qualquer forma, seja ela esporádica, pontual, crônica após ou antes a observação de algum click, é necessário investigar a fundo a articulação temporomandibular com exames de imagem como radiografias panorâmicas, ressonância magnética e em alguns casos tomografia computadorizada.

Apesar de nem sempre necessitar de cirurgia da ATM para todos os casos de alterações presentes, o especialista em CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL é o profissional que pode te orientar, investigar, diagnosticar e tratar problemas decorrente de alterações de forma e posicionamento do disco articular.

Quanto as modalidades de tratamento cirúrgico para ATM, leia mais em CIRURGIA da ATM.

Espero poder ter ajudado com alguma informação que lhe seja útil, ATM parece um bicho de sete cabeças mas na realidade, só tem duas: as duas cabeças da mandíbula, uma de cada lado. ; )

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como Cirurgiã Bucomaxilofacial em São Paulo

Um grande abraço

Dra Maximiana

 

Comentários
Dra. Maximiana Maliska

Posted by Dra. Maximiana Maliska

2 comments

[…] post Estalos ou clicks na articulação expliquei o que é a ATM, articulação temporomandibular. Algumas pessoas apresentam dores […]

[…] É este disco articular que pode sofrer alterações de posição e forma a longo prazo, configurando um problema chamado de Disfunção temporomandibular, a famosa DTM. (Leia mais em clicks e dores na ATM) […]