dente quebrado

Principais tratamentos para dente quebrado

Um dente quebrado pode trazer muito mais problemas do que simplesmente a questão estética. Mais comum do que pensamos, as fraturas em dentes são ocasionadas de diferentes formas, desde atividades básicas do cotidiano, como morder um alimento ou, até mesmo, em lesões mais sérias, como quedas ou pancadas.

Logo, por ser tão comum, uma fratura de dente nem sempre é tratada com a atenção que merece. Entretanto, quando não há o devido cuidado, o paciente pode até perder o dente, sem necessidade.

Além disso, uma fissura ou fratura gera incômodo, dores e, até mesmo, risco de infecções. Para minimizar tudo isso, é necessário realizar o tratamento indicado por um profissional especializado. Portanto, ao menor sinal de algo errado, procure o seu dentista.

Causas que podem gerar um dente quebrado

  • cáries: uma das maiores causas das fraturas dentárias. Como o paciente não consegue visualizá-las, em alguns casos, elas vão destruindo o dente internamente;

 

  • desalinhamento dos dentes na arcada dentária: nesses casos, pode acontecer a sobrecarga sobre os demais dentes durante o processo de mastigação. Sendo assim, o paciente fica mais propenso a sofrer fissuras ou até fraturas;

 

  • Bruxismo: o desgaste provocado pelo bruxismo pode enfraquecer e danificar algum dente;

 

  • fraturas de coroa e de raiz: outra causa comum que pode atrapalhar o processo de mastigação, provocando dores e incômodos;

 

  • tratamentos dentários mal realizados: casos de restaurações extensas ou tratamentos de canais também são pontos comuns que podem resultar em problemas, como dente quebrado;

 

  • quedas ou pancadas: esses tipos de lesões podem ocasionar fraturas aparentes ou, até mesmo, internas, por exemplo, se ocorrer algum trauma na região entre queixo e nariz, possivelmente, o impacto é percebido nos dentes. Por isso, procurar um profissional qualificado deve ser a primeira providência a ser tomada para checar danos e iniciar o tratamento.

 

Tratamentos

Para cada ocorrência de dente quebrado há um tipo de tratamento adequado, mas todos devem ser indicados e realizados por profissionais capacitados.

Em casos de danos mais graves, a extração do dente pode até ser recomendada. No entanto, esse procedimento é avaliado como uma última opção, quando não há possibilidade do dentista restabelecer o dente.

Às vezes, essa atitude é necessária para alívio da dor e forma de minimizar os riscos de possíveis infecções.

Com os avanços dos tratamentos, os IMPLANTES DENTÁRIOS surgem como uma alternativa para esses casos, em que a extração total do dente é necessária, tornando-se uma forma de restabelecer a autoestima dos pacientes, devolvendo o sorriso e tratando deles.

Por isso, é essencial que, ao perceber algo diferente, como uma falha ou rachadura, procurar um dentista de confiança. Ele poderá avaliar para compreender a extensão do problema e, se necessário, solicitar exames.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre o assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã bucomaxilofacial em São Paulo.

Um Grande Abraço

Dra. Maximiana

Comentários
Dra. Maximiana Maliska

Posted by Dra. Maximiana Maliska