prótese dentária

Prótese dentária: principais tipos e como funcionam

Você com certeza já deve ter ouvido que o sorriso é o “cartão de visitas” de qualquer pessoa. De fato, um belo sorriso pode ser o primeiro contato que temos com outra pessoa. Além disso, os dentes também são responsáveis por funções importantes em nosso corpo, afinal, sem eles, é praticamente impossível se alimentar de maneira satisfatória.

No entanto, em virtude de diferentes motivos, algumas pessoas acabam perdendo seus dentes, o que não compromete apenas a sua mastigação, mas também a sua qualidade de vida como um todo. E é aí que entram em ação as próteses dentárias, conhecidas por repor os dentes faltantes e também a autoestima.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre os principais tipos de prótese dentária. Confira!

Prótese total

É possível afirmar que a prótese total é uma das mais famosas na atualidade, mas não por esse nome, já que é popularmente chamada de dentadura. A sua confecção é realizada a partir de um molde que considera toda a anatomia tanto do maxilar quanto da boca do paciente.

Assim, é feita uma encomenda sob medida da prótese de acordo com as medidas necessárias. E, como a prótese total é apoiada sobre a mucosa bucal, não existe a necessidade de que ela seja fixa, ou seja, as próteses totais podem ser retiradas sempre que desejado. 

Ao remover a prótese você consegue higienizar a mesma, o que é considerado uma vantagem.

Prótese parcial fixa

Diferente da prótese total, usada quando o paciente já não possui mais nenhum dente, a prótese parcial fixa é indicada para aqueles indivíduos que ainda possuem alguns dentes. A indicação desse tipo de prótese dependerá também do espaço protético que o paciente possui.

Além disso, a prótese parcial fixa é indicada para casos em que a pessoa perdeu apenas um ou dois dentes, já que é necessário que existam dentes naturais fixos para servirem como “base de apoio” para a prótese.

Geralmente a prótese parcial fixa é feita de materiais como porcelana e metal, não são removíveis e podem substituir de um a seis dentes.

As próteses fixas podem ser realizadas sobre implantes. SEM desgaste dos dentes vizinhos o que é uma GRANDE vantagem e se torna o tratamento PADRÃO OURO em termos de reabilitação bucal. Leia mais sobre implantes dentários .

Prótese parcial removível

Esse também é um tipo bastante usado de prótese dentária, mas que é conhecido por outro nome, a famosa ponte móvel. Ela é bastante indicada em casos em que o paciente ainda tem dentes naturais, intercalados por espaços vazios onde os dentes acabaram caindo. Além disso, esse tipo de prótese não compromete em nada a anatomia dos dentes remanescentes, o que favorece a colocação de implantes no futuro caso o paciente assim deseje.

A fixação da prótese parcial removível é feita na boca do paciente com uma espécie de um grampo de metal e, assim como a prótese total, pode ser removida, o que facilita o processo de higienização.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Como cirurgiã realizo a fase cirúrgica do tratamento de reabilitação, ou seja os implantes ou enxertos que podem ser necessários. O tratamento em nossa Clínica KIVA Medicina e Odontologia  é multidisciplinar, ou seja, o tratamento é realizado em conjunto com outros profissionais especializados em cada área, como Prótese.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgiã bucomaxilofacial em São Paulo.

Grande Abraço

Comentários
Dra. Maximiana Maliska

Posted by Dra. Maximiana Maliska